sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Clássico de Repertório

        Como vão ? Bem, hoje eu vim falar de algo que encanto as olhos, pelo menos os meus... Clássicos de Repertório ! Sou fascinada com a beleza e singularidade de cada remontagem... E como todo mundo, também tenho meus preferidos ! Antes de qualquer coisa, o que significa repertório ? Repertório, do latim repertoriu, ‘inventário’, segundo o Aurélio, quer dizer, entre outras definições: conjunto das obras interpretadas por uma companhia teatral, por um ator, por uma orquestra, por um solista, etc. Em relação à Arte, mais do que sempre, repertório está ligado a perenidade, universalidade e atemporalidade. De uma forma ou de outra, mais próxima ou não da idéia que temos ‘a priori’ do que seja repertório, o certo é que, em relação à dança, a palavra está sempre associada a uma coleção de peças que reunidas a partir de determinados critérios formam o acervo de uma companhia. (Eliana Caminada, no cabeçalho de sua palestra no Condança).
      Mas o que eu vim mesmo, foi dividir com vocês algo incrível... Na minha escola de dança, teremos o já consagrado Festival Interno, onde as alunas montam sua coreografias, com seus passas preferidos, músicas e etc, mas para não ser injusto, nós da turma avançada não concorremos e ao invés disso remontamos uma solo de nosso gosto... Eu já dancei Don Quixote, que é um dos meus preferidos, com características fortes, pernas e tudo mais. Mas esse ano quero algo bem diferente, quero me testar, me ver em algo mais suave... Aposto que pensaram logo em Odete, mas não, queria algo mais oculto, não tão famoso... Vi alguns lindos como Les Sylphides, e tive que me conter para não sair bailando Giselle :

      Mas não, eu acabei ficando muito feliz com uma nova descoberta que fiz... Cinderella, é bem bailado, do jeito que eu queria, agora só preciso escolher entre as variações...
 ou este aqui :

 e ai, o que acham ? Depois posto a história... Beijos B&P

Nenhum comentário:

Postar um comentário