sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Repertório da Semana : Cinderella

Cinderella
    O Teatro Bolshoi cogitou, em 1870, que Tchaikovsky compusesse a música para um novo ballet com o tema de Cinderela, mas o projeto terminou por não ser realizado e em 1940 Sergei Prokofiev foi contratado para que compusesse a música para o ballet, porém para o Kirov. Prokofiev começou o trabalho imediatamente, mas só o concluiu em 1945, pois com a Segunda Guerra Mundial, ele interrompeu a tarefa com Cinderela para compor a ópera Guerra e Paz, voltando a trabalhar no balletapenas em 1944.
    Prokofiev foi escolhido pelo sucesso que Romeu e Julieta, também composição sua para um ballet do Kirov, vinha desfrutando e o diretor daquele teatro desejava fortalecer as relações entre o Kirov e Prokofiev, solicitando, então que o compositor trabalhasse em algo para o teatro. Depois de uma reunião entre Prokofiev, o diretor do Teatro Kirov e a bailarina Galina Ulanova, Cinderela foi o tema escolhido para o novo ballet.
    Para a composição, Prokofiev seguiu o libreto Nikolai Volkov, baseado na versão de Perrault do conto e na música de Tchaikovsky, para quem ele dedicou o trabalho. Durante a época da guerra a música de Cinderela foi orquestrada para suítes, onde teve a oportunidade de ser rearranjada.
    Apesar de originalmente ter sido composto para o Kirov, oballet terminou por estrear no Teatro Bolshoi em 21 de Novembro de 1945, com coreografia de Rostislav Zakharov, pois Ulanova foi trabalhar para a companhia de ballet desse teatro. Em sua estréia, que teve tanto Ulanova como Olga Lepenshiskaya no papel-título, o ballet foi visto como um trabalho esplêndido, propulsor doballet e digno dos grandes clássicos russos. A diferença com o original é que nesse a fada madrinha vem disfarçada de mendigo, para testar a bondade de todos, legal né ?

Curiosidades:
Cinderela teve outras versões antes da versão de Prokofiev, uma das quais com coreografia de Marius PetipaEnrico Cecchetti e Lev Ivanov, onde Pierina Legnani executou os 32 fouettés pela primeira vez na Rússia.
A versão de Frederick Ashton foi a primeira do ocidente a usar a música inteira que Prokofiev compôs.Libreto: Nikolai Volkov
Música: Sergei Sergeevich
Coreografia: Rostislav Zakharov

Ato I: Cinderela está na cozinha esfregando o chão e sonhando com sua mãe. Suas meio-irmãs entram e dizem que ela faça o café da manhã. Uma velha aparece na janela pedindo comida e quando ela vai dar, sua madrasta a impede, mas Cinderela dá sua própria comida à mulher e fica sem comer nada, voltando logo a seus sonhos. Logo, Cinderela ouve gritos de excitamento: são suas meio-irmãs que receberam uma carta do palácio e ordenam que Cinderela o leia. A carta é, na verdade, um convite para o baile real do príncipe. A madrasta e as irmãs vão até a cidade providenciar roupas e acessórios para o baile e Cinderela fica com os ratos, sendo consolada por eles, que fazem um vestido para ela. A mulher que havia pedido comida aparece e se transforma em uma fada e transforma as vestes de Cinderela em um lindo vestido, uma abóbora em uma carruagem e os ratos em cavalos. A fada diz a Cinderela que ela pode ir ao baile, mas que deve voltar antes da meia-noite e lhe dá um par de sapatos feitos de cristal.
Ato II: No baile, A madrasta e as irmãs de Cinderela chegam atrasadas e tentam chamar a atenção do príncipe, mas nesse momento chega Cinderela e o príncipe fica encantado por sua beleza. Os dois dançam e Cinderela se distrai, se esquecendo de que deve voltar à meia-noite. O relógio começa a badalar e Cinderela sai apressadamente antes que suas roupas voltem a ser farrapos, em sua pressa, ela deixa cair um dos sapatos dos pés, que é encontrado pelo príncipe na escadaria. No dia seguinte, o príncipe ordena uma busca por todo o reino, ele vai de casa em casa para que as moças do reino experimentem o sapato. Quando chega na casa de Cinderela as irmãs vão logo experimentar o sapato enquanto Cinderela está trancada pela madrasta para que não possa experimentar o sapato. Como o sapato não coube em nenhuma de suas filhas, a madrasta também o prova, forçando seu pé para que ele entre no sapato. Como ela consegue, o príncipe se dispõe as casara com ela, mas Cinderela, avisada pelos ratos, começa a gritar. O príncipe, sabendo que ainda há uma moça na casa, libera Cinderela, que prova o sapato, o qual se encaixa perfeitamente. O príncipe leva Cinderela para seu castelo, onde um maravilhoso casamento é celebrado.Biliografia:
BalletMetClassical MusicUniversity of Rochester LibraryWikipediafonte: balletmonde


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